O Altar Wiccano



O que é o Altar?

É o centro da pratica wiccana, onde você faz suas orações, meditações e contato com os Deuses e Elementais.
Obviamente os Wiccanos sabem que os Deuses não moram no altar. Simplesmente os utilizam como meio de comunicação com eles. A palavra altar vem do grego "altum" que significa "lugar elevado".
O altar Wiccano sempre fica voltado para o norte, que além de ser o eixo magnético da terra está ligado à energia feminina e consequentemente à Deusa Mãe, aos Mistérios e crescimento. Como sobre o altar sempre ficam objetos que nos remetem aos elementos, voltá-lo ao norte o liga diretamente à Terra onde todos os outros elementos se sustentam.

De acordo com o livro “Wicca para todos” o Altar pode ser disposto da seguinte forma:



A vela da Arte: é a representação do Fogo/ Sul, e ela pode ser da cor que mais te agrada, mas eu sugiro branca.

A vela da Deusa: Representando a Grande Mãe, pode ser das cores Prata, Roxa/Lilás ou preta, que são cores associadas a ela.

A vela do Deus: Representando o Grande Pai, pode ser  Dourada, Verde ou Branca (Se escolher branca, troque a cor da vela da Arte)

O Pentáculo: Representa o elemento Terra/Norte, usado para consagração, pode ser de barro, madeira ou ferro e contém um pentagrama no centro.
O Cálice: Representa a Água/Oeste, pode ser um cálice de cristal, vidro, barro, ferro e etc (menos plástico). Recomenda-se trocar a água/vinho do cálice a cada lua.

O Caldeirão: Representa o útero da Grande mãe, o sagrado feminino, o elemento Terra. Nele você queimará desejos, oferendas, ervas. Fará suas poções e feitiços. Tradicionalmente, ele é de ferro, na cor preta e tem três pés (representando as três faces da Deusa).

O Bastão: Representa o Sagrado Masculino, o fogo.  É direcionador de poder, é a extensão do bruxo. Tradicionalmente é feito de madeira, mede a distancia do cotovelo ao dedo médio, pode ou não ser enfeitado, vai do gosto.

O Athame: Representa o elemento Ar/leste, usado da mesma forma que o Bastão. Tradicionalmente é uma faca de dois gumes, sem fio e cabo preto. Feita de Ferro ou Aço.


  • Essa foi uma pequena explanação sobre os instrumentos mágicos, logo farei uma série de postagens explicado cada item detalhadamente e ensinando como fazer e usar.
  • Lembrando que essa é a minha visão sobre os instrumentos de acordo com o meu uso e prática ritualística, podendo ser ou não parecidos com o de alguma tradição. 
  • Cada um pode montar o altar da maneira que achar melhor, esse é só um modelo em que muitos Wiccanos se baseiam. 
  • O altar é seu templo, molde de acordo com sua voltade e intuição!
**Texto elaborado por Audrey de Danann, baseado em estudos do livro "Wicca para Todos" **




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Invocação: chamando as energias

Ritual de banimento com Hécate

Magia Prática: Runas das Bruxas!