Wicca para não Wiccanos

Bom pessoal, bem no início do blog eu fiz um post sobre o que é a Wicca, mas de uma forma bem simples e resumida que talvez um não wiccano não compreenda. Hoje trago dez perguntas e suas respostas para que todos possam entender e aprender mais sobre essa maravilhosa religião.

1)      O que é a Wicca?
Wicca é uma religião, neopagã que remonta cultos do paganismo antigo. Sendo também uma religião matrifocal (mulher no foco principal) onde o sagrado feminino também é cultuado. Somos politeístas ou dualistas (crença em vários deuses ou em um casal divino). É uma religião iniciatica e sacerdotal onde todos podem se iniciar e chegar ao mais alto grau dentro da sua tradição, vale ressaltar que isso demanda tempo e dedicação.

  2)      Como surgiu?
Gerald Brosseau Gardner (13 de junho de 1884 - 12 de fevereiro de 1964) foi um funcionário público britânico, antropólogo amador, escritor, ocultista e Bruxo Tradicionalista que publicou alguns dos textos de referência sobre a Wicca, a Religião da Bruxaria Pagã, da qual foi grande divulgador.
A história que se conta e o que ficou largamente conhecida entre os membros da Arte é que pouco depois, Gardner ganhou a confiança do grupo e lhe explicaram que se tratava de um grupo de Bruxas hereditárias que praticavam uma Arte transmitida durante séculos. Ali ele foi apresentado à Dorothy Clutterbuck, carinhosamente conhecida por “Old" Dorothy”
Em 1951 foram banidas as leis contra a Bruxaria na Inglaterra e Gardner começou seu próprio Coven. De fato, atualizou a "Antiga Religião da Bruxaria" e passou a chamá-la de "Wicca", apoiando o sistema no Culto de adoração à Deusa e ao Deus Cornífero. E assim e a Bruxaria moderna nasceu.
Gerald Gardner representa muito para a Bruxaria Moderna e para o movimento Neopagão em geral. Sem ele, a Wicca do modo que a conhecemos hoje jamais existiria. 

3)      Qual a relação da Wicca com outras religiões?
A Wicca vem da mistura da Antiga Religião, magia cerimonial, maçonaria e thelema. Com relação a convívio com outras religiões, a Wicca não condena outras religiões, mas a crença pessoal de seus adeptos pode variar pois a Wicca não tem “mandamentos”. Sendo assim, algumas pessoas podem dizer que acreditam no Deus Cristão, mas não cultua, e outros podem dizer que não existe.

4)      A Wicca acredita em que?
A Wicca acredita na existência da Deusa e do Deus, nos elementais e guardiões. Celebramos também nossos ancestrais, sejam parentes ou vidas passadas. Acreditamos na reencarnação e na existência do Summerland (país de verão) que seria o equivalente ao paraíso.  Temos a crença na Lei Tríplice, onde tudo o que fizer de bem ou de mal retornará três vezes três para nós. E a Rede Wiccana “ Faça o que quiser sem a ninguém prejudicar”.

5)      Como a Wicca é vista pela sociedade?
Infelizmente, pelo conceito cristão, somos vistos como adoradores do diabo ou evocadores do demônio. A Wicca não acredita e nem presta culto a figura do “Diabo”. A Wicca como religião também não faz sacrifícios, nem humano e nem animal.

6)      Como se intitulam?
Somos Wiccanos e pagãos. Caso seja de alguma tradição, você é reconhecido na comunidade pagã pela sua tradição, ou você pode ser solitário.

7)      Qual a principal diferença das religiões Cristãs?
·        Acreditamos e honramos a Deusa;
·        Celebramos os festivais sazonais;
·        Celebramos as fazes lunares;
·        Acreditamos no equilíbrio de poder entre o sagrado feminino e masculino (algumas tradições específicas cultuam apenas a Deusa)
·        Não temos um Padre, Pastor e etc
·        Acreditamos na reencarnação

Coloquei mais coisas em outro post, leia aqui!

8)      Qual é o maior grau dentro da religião?
Após anos de estudos, o iniciado pode chegar a Alto Sacerdote ou Alta Sacerdotisa onde tem as responsabilidades de Elder e iniciador, varia de tradição para tradição.

9)      Existe algum local de reunião? Há muitos adeptos?
Algumas tradições mantem um local fixo para seus cultos, ou alguns grupos fazem rituais ao ar livre, ou se reúnem em suas casas ou podem fazer solitariamente. Vai da disponibilidade de cada um. Atualmente somos a 10ª maior religião do mundo tendo entre 19 a 12 milhões de adeptos.

10)   Algo mais que gostaria de dizer:


Em abril de 1974, O Conselho de Bruxos Americanos adotou um grupo de Princípios da Crença Wiccana. São eles:

1. Praticamos rituais para nos colocarmos em harmonia com o ritmo natural das forças naturais, marcadas pelas fases da lua e ápices das estações.
2. Reconhecemos que nossa inteligência nos traz uma responsabilidade única em relação ao nosso ambiente. Buscamos viver em harmonia com a natureza, em um equilíbrio ecológico, oferecendo um compromisso com a vida e a consciência dentro de um conceito evolucionário.
3. Reconhecemos uma profundidade de poder muito maior que o detectado pelas pessoas “comuns”. Sendo tão forte, é as vezes denominado sobrenatural, mas nós o vemos como parte potencialmente natural a todos.
4. Cremos que o poder criativo do universo se manifesta através das polaridades masculina e feminina e que esse mesmo poder reside em todas as pessoas, operando mediante a interação do masculino e feminino. Não valorizamos um acima do outros, pois sabemos que cada um é o suporte do outro. Valorizamos o sexo como prazer, como o símbolo e manifestação da vida e como um das fontes de energia utilizada nas práticas mágicas e em adoração religiosa.
5. Reconhecemos tanto o mundo externo como o interno ou psíquico, as vezes conhecido como o mundo espiritual, ou Inconsciente Coletivo, ou os Planos Interiores, etc; vendo na interação destas dimensões a base para os fenômenos paranormais e os exercícios mágicos. Prestamos igual atenção as duas dimensões, considerando ambas necessárias para nossa realização.
6. Não reconhecemos hierarquia autoritária, mas sim honramos aos que ensinam, respeitamos aqueles que compartilham seus conhecimentos e sabedoria e apreciamos aos que valentemente se dedicam a ser mestre e professores.
7. Consideramos que a religião, a magia e a sabedoria nos unem em nossa forma de contemplar e viver dentro de mundo e identificarmos esta filosofia e visão mundial como Bruxaria, o caminho dos Wiccans.
8. O chamar-se “bruxa(o)” não constitui a ser bruxa(o) tão pouco o faz a herança em si, nem a coleção de títulos, graus e iniciação. Uma bruxa(o) intenta controlar as forças vitais dentro de si mesmo a fim de viver sabiamente, em harmonia com a natureza e sem prejudicar ninguém.
9. Afirmamos nossa crença na vida, no progresso, na evolução e no desenvolver do caminho, os quais dão um significado ao universo conhecido por mais e nosso papel dentro dele.
10. Nossa única mágoa contra o cristianismo ou contra qualquer religião ou filosofia reside no fato de liberdade os demais e suprimidos outras práticas e crenças religiosas.
11. Como bruxas(os) americanos não estamos envolvidos em debates sobre a história da arte, as origens dos diversos termos, a legitimidade de vários aspectos de diferentes tradições, interessando-nos unicamente por nosso presente e futuro.
12. Não aceitamos o conceito de mal absoluto, nem adoramos nenhuma entidade conhecida como Satanás ou Diabo, tal como define a tradição cristã. Não buscamos o poder através do sofrimento dos demais nem permitimos que se obtenha algum benefício pessoal por tais meios.
13. Cremos que devemos buscar dentro da natureza o necessário para nossa saúde e bem-estar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Invocação: chamando as energias

Ritual de banimento com Hécate

Magia Prática: Runas das Bruxas!