Cristais e seus usos mágicos.

Muitas pessoas perguntam, "quais pedras devemos ter?"," quais são as pedras essenciais?". Com base no livro do Scott Cunningham, separei uma seleção de pedras e suas funções, as que eu julgo importante ter ou pelo menos conhecer.

ÁGATA 
Nomes vulgares: ágata vermelha, ágata de sangue
Energia: várias (veja abaixo)
Planeta: Mercúrio (de maneira geral)
Elementos: vários (veja abaixo)
Divindade: Esculápio
Poderes: força, coragem, longevidade, jardinagem, amor, cura, proteção
Usos mágicos: Em geral, a ágata é utilizada nos encantamentos e rituais mágicos que envolvem força, bravura, longevidade etc
Ágata bandada: Energia emissora. Elemento Fogo. Proteção. Restaura a energia corporal e alivia situações de tensão.
Ágata negra: Energia emissora. Elemento Fogo. Outra pedra protetora. Use-a para ter coragem e vencer competições.
Ágata branca e preta: Energia receptora. Elemento Terra. Usada como amuleto, essa pedra protege contra perigos físicos.
Ágata rendilhada azul (blue lace agate): Energia receptora. Elemento Água. Use-a ou tenha-a consigo para ter paz e felicidade. Segure-a para se livrar do stress. Deixe uma sobre a escrivaninha ou no local de trabalho, e fixe-a com o olhar quando estiver em situações tensas. Em casa, a ágata rendilhada azul cercada de velas azuis acesas acalma o ambiente extra-sensorial e reduz as brigas em família.
Ágata castanha ou fulva: Energia emissora. Elemento Fogo. Outrora levada pelos guerreiros para vencer batalhas, a ágata castanha é usada atualmente para ter sucesso nos empreendimentos. Era um precioso guardião na Itália e na Pérsia contra o mau-olhado. É também um talismã para se ter saúde.
Ágata verde. Energia receptora. Elemento Terra. Usada para melhorar a saúde dos olhos. No passado, a mulher que bebesse a água onde fora colocado um anel de ágata verde estava magicamente protegida contra a esterilidade.
Ágata musgosa: Energia receptora. Elemento Terra. Devido às marcas estranhas que sugerem árvores ou musgo, a ágata musgosa é um talismã especial para a jardinagem. Alivia o torcicolo, dá energia aos debilitados e presta-se para outros fins de cura. Também serve para encantamentos para se ter riqueza, felicidade e longevidade. Use-a para fazer novas amizades e descobrir "tesouros".
Ágata vermelha: Energia emissora. Elemento Fogo. Também conhecida como "ágata de sangue". Essa pedra era usada na Roma antiga para proteger contra picadas de insetos, purificar o sangue e promover calma e paz

ÁGUA-MARINHA

Energia: receptora
Planeta: Lua
Elemento:Água
Poderes: sensitividade, paz, coragem, purificação
Saber e ritual mágico: A água-marinha é a pedra das Deusas do mar do passado. Contas de água-marinha foram encontradas nas tumbas de múmias no Egito antigo.
Usos mágicos:Na magia, essa bela pedra é empregada ou levada para intensificar o uso dos poderes extra-sensoriais. Segurar um cristal dessa pedra, ou usar no pescoço uma água-marinha facetada, reduz o domínio da mente consciente sobre a mente sensitiva e deixa que os impulsos extra-sensoriais, sempre presentes, sejam ouvidos e penetrem em nossa consciência

AMAZONITA

Nome vulgar: pedra das amazonas
Energia: receptora
Planeta: Urano
Elemento: Terra
Poderes: Jogos de azar, sucesso
Usos mágicos: Esse feldspato verde-azulado é usado por jogadores para atrair sorte e dinheiro, bem como por quem esteja tentando a sorte para ser bem-sucedido.

AMETISTA

Energia: receptora
Planeta: Júpiter, Netuno
Elemento: Água
Divindades: Baco, Dionísio, Diana
Poderes: sonhos, alcoolismo, cura, sensitividade, paz, amor, protege de
ladrões, coragem, felicidade
Usos mágicos: A ametista, um quartzo violeta, é uma pedra impregnada de magia antiga. É, talvez, tão popular atualmente quanto há 2.000 anos. Colocada embaixo do travesseiro, ou usada na cama, a ametista afasta a insônia e pesadelos. Produz um sono calmo, agradável e restaurador e até mesmo sonhos proféticos. Por outro lado, evita que se durma demais. Uma pedra espiritual, sem nenhum efeito colateral negativo nem associações com violência, raiva ou paixão, a ametista é a pedra da paz.

AVENTURINA

Energia: emissora
Planeta: Mercúrio
Elemento: Ar
Poderes: poderes mentais, visão, jogos de azar, dinheiro, paz, cura, sorte
Usos mágicos: Emprega-se a aventurina verde para reforçar a vista. Usada em encantamentos que visam aumentar a percepção, estimular a criatividade e realçar a inteligência.

CITRINO

Energia: emissora
Planeta: Sol
Elemento: Fogo
Poderes: antipesadelos, proteção, sensitividade
Usos mágicos: O citrino usado à noite remove o medo, evita pesadelos e garante uma boa noite de sono. Sendo uma forma de quartzo, também facilita a percepção extra-sensorial.

CORNALINA

Energia: emissora
Planeta: Sol
Elemento: Fogo
Poderes: proteção, paz, eloqüência, cura, coragem, energia sexual
Usos mágicos: No antigo Egito, a cornalina, um tipo de calcedônia vermelha, era usada na mão para acalmar a raiva, o ciúme, a inveja e o rancor. Ainda é empregada para promover paz e harmonia e dispersar a depressão. Favorece a coragem nos tímidos e retraídos. É excelente ao se falar em público, um dos medos comuns hoje em dia. A cornalina fortalece a voz, dá autoconfiança e eloqüência ao orador. Geralmente é pendurada no pescoço ou incrustada num anel para essa finalidade. Ela também neutraliza dúvidas e pensamentos negativos, e pode servir para encantamentos relacionados a esses problemas. Também confere paciência.

CRISTAL DE QUARTZO

Nomes vulgares: cristal, espelho de bruxa, pedra estelar, Íris (do efeito
prismático dos cristais de quartzo), Zaztnn (Maia)
Energias: emissora, receptora
Planetas: Sol, Lua
Elementos: Fogo, Água
Divindade: Grande-Mãe
Metais associados: prata, cobre, ouro
Ervas associadas: copal, artemísia, chicória, salva, capim-cidreira
Poderes: proteção, cura, sensitividade, lactação
Uso Mágico: Os Wiccanos contemporâneos usam o quartzo, muitas vezes combinado com a prata, nos rituais da Lua Cheia. Por ser também simbólico da Deusa, a bola de cristal de quartzo pode ser vista no altar durante os rituais lunares, e sua temperatura fria como gelo representa o mar. Dois cristais de quartzo também são postos nos altares dos Wiccanos para representar o Deus e a Deusa, os dois poderes criadores do universo. Alguns usam um cristal natural para representar o Deus e uma esfera para a Deusa.

GRANADA

Energia: emissora
Planeta: Marte
Elemento: Fogo Poderes: cura, proteção, força
Saber e ritual mágico: No século XIII, as granadas eram usadas para repelir insetos.
Usos mágicos: A granada, uma pedra vermelho vivo, é usada para reforçar a energia física, resistência e vigor. Na magia, serve para obter energia extra para o ritual. Leve uma consigo quando estiver fazendo esforços (escalando uma montanha, estudando até de madrugada, rituais difíceis etc)

HEMATITA

Nome vulgar: cuspe de vulcão
Energia: emissora
Planeta: Saturno
Elemento: Fogo
Poderes: cura, centramento, divinação
Saber e ritual mágico: A hematita é uma pedra estranha. É pesada, sólida e negro-prateada. Seu nome já é um mistério. Para os antigos, a hematita era o que conhecemos como heliotrópio, logo, quase todas as informações mágicas que se referem à "hematita" nos velhos livros dizem respeito ao heliotrópio. Essa hematita, porém, quando lapidada.
Usos mágicos: Diz-se que é poderosa para eliminar doenças do corpo. Como todas as pedras, deve ser segura na mão durante a visualização e depois colocada sobre a pele na área doente. Também pode-se usar um pequeno colar para a cura.
É empregada também para centramento e estabilização e para concentrar a atenção no plano físico

JASPE

Nomes vulgares: Gug (assírio antigo), fazedor-de-chuva (índio americano)
Energias: várias
Planetas: vários
Elementos: vários
Poderes: cura, proteção, saúde, beleza
Saber e ritual mágico: Os índios americanos empregavam o jaspe em rituais para chamar a chuva, daí o nome de "fazedor-de-chuva". Também era usado pelos habitantes primitivos dos EUA em divinações. Nechepsus, um rei do Egito antigo, mandou gravar a imagem de um dragão cercado de raios num jaspe e usou-o para reforçar seu trato digestivo.
Usos mágicos: O jaspe é uma pedra comum, uma variedade opaca da calcedônia, que é uma forma de quartzo. Encontrada numa vasta gama de cores - vermelha, marrom e verde sendo bastante comuns -, tem sido usada em magia desde os tempos primitivos. Geralmente é empregada ou usada como adorno para fomentar a inteligência e controlar desejos perigosos ou lamentos que possam levar a situações de risco. Também é uma pedra protetora nos casos de perigos físicos e não-físicos.

Jaspe vermelho: Energia emissora. Planeta Marte. Elemento Fogo. O jaspe vermelho era gravado com imagens de leões ou arqueiros e carregado para proteger de venenos e curar febres. Uma bela pedra protetora, é empregada na magia defensiva porque envia de volta a negatividade a quem a mandou. Também é empregada ou usada durante encantamentos de cura e para a saúde. O jaspe vermelho é usado por jovens mulheres para promover a beleza e a graça.

Jaspe verde. Energia receptora. Planeta Vênus. Elemento Terra. Este é um amuleto de cura e um talismã da saúde. Faça um círculo de jaspe verde ao redor de velas verdes para promover a cura do corpo ou guardar da doença. Use no corpo para interromper alucinações e fomentar um sono repousante. Também é usado para ter maior compreensão dos estados mentais e emocionais dos outros.

Jaspe castanho: Energia receptora. Planeta Saturno. Elemento Terra. O jaspe castanho é empregado para o centramento e ancoramento, principalmente depois de um ritual mágico pesado ou de um trabalho espiritual ou sensitivo. Se você tende a viver com a cabeça nas nuvens a ponto de colocar em perigo sua vida, use um jaspe castanho.

Jaspe mosqueado: Energia emissora. Planeta Mercúrio. Elemento Ar. Use essa pedra para protegê-lo de afogamentos. Diz-se que é muito poderoso para esse fim quando gravado com a imagem de uma cruz de braços iguais, representando os quatro elementos básicos e de controle.

LÁPIS-LAZÚLI

Energia: receptora
Planeta: Vênus
Elemento: Água
Divindades: Ísis, Vênus, Nuit
Metal associado: ouro
Poderes: cura, alegria, amor, fidelidade, sensitividade, proteção, coragem
Saber e ritual mágico: O lápis-lazúli tem associações eternas com reis e
rainhas. Na Suméria antiga, a pedra era muito associada às divindades em geral. Levando-a, o possuidor era portador do poder mágico da divindade porque a pedra continha a força que existe basicamente em todas as divindades. Alguns diziam que a pedra continha a alma da divindade que "se rejubilaria em seu dono".

MADEIRA PETRIFICADA

Energia: receptora
Elemento: Akasha
Poderes: longevidade, regressão a vidas passadas, cura, proteção Usos mágicos: A madeira petrificada consiste de antigas árvores que, em eras passadas, foram cobertas por água rica em minerais. A água dissolveu lentamente a madeira e a substituiu com os vários minerais. Esse processo produziu o que conhecemos como "madeira petrificada". E um fóssil regido
por Akasha.
Devido à sua imensa antigüidade (a madeira fossilizada tem milhões de anos), é empregada nos encantamentos com a finalidade de estender a duração da vida ou aumentar seu gozo e a evolução interna de nossas vidas. Também devido à sua idade, emprega-se para reviver encarnações passadas.
A "pedra" é carregada como um amuleto protetor devido à sua dureza e aparência estranha. Nos tempos primitivos, achava-se que "espantava" o diabo. Atualmente, a vemos como estabelecendo barreiras de energia que repelem a negatividade. A madeira petrificada também serve como talismã contra o afogamento.

OBSIDIANA

Energia: emissora
Planeta: Saturno
Elemento: Fogo
Divindade: Tezcatlipoca (em asteca, "espelho enfumaçado" ou "espelho brilhante")
Poderes: proteção, centramento, divinação, paz
Saber e ritual mágico: A obsidiana é a lava que se resfriou tão rápido que os minerais contidos não tiveram tempo de formar-se. É vidro natural. Os antigos astecas faziam espelhos quadrados e achatados desse vidro negro para usá-los em divinação. De acordo com a lenda, o famoso doutor Dee, um mago e alquimista contratado pela rainha Elisabeth I da Inglaterra, pode ter usado um deles em suas sessões de leitura. Era um material popular para fabricar facas de pedra, pontas de lança e de flechas e, quando usada para tal, era conhecida muitas vezes por "flint" (sílex). Tais pontas de flechas têm propriedades mágicas.
Usos mágicos: A obsidiana é uma pedra para centramento e ancoramento. Segure-a em suas mãos, ou apoie seus pés nus em duas peças polidas e pequenas quando estiver dispersivo ou não conseguir pôr em ordem sua vida física. Lembre-se: o físico faz parte do espiritual. Um é reflexo do outro. Ela é eficaz quando levada ou empregada em rituais protetores. Pode-se cercar uma vela branca com quatro pontas de flechas de obsidiana, cada uma apontando numa direção. Isso estabelece energias agressivas que defendem o lugar onde você se encontra.

OLHO-DE-BOI

Nomes vulgares: pedra furada, pedra sagrada, pedra de Odin
Energia: receptora
Elemento: Água
Divindades: Odin, Grande-Mãe
Poderes: proteção, antipesadelos, saúde, sensitividade, visão.
Saber e ritual mágico: Nos Eddas, Odin se transmutou num verme e passou pelo buraco de uma rocha para roubar o "hidromel da poesia". Talvez devido a esse mito as pedras ficaram conhecidas como "pedras de Odin".

OLHO-DE-TIGRE

Energia: emissora
Planeta: Sol
Elemento: Fogo
Metal associado: ouro
Poderes: dinheiro, proteção, coragem, energia, sorte, divinação
Saber e ritual mágico: Os soldados romanos usavam o olho-de-tigre gravado com símbolos para se protegerem nas batalhas.
Usos mágicos: O olho-de-tigre é uma bela pedra para promover riqueza e dinheiro. Um encantamento simples para obtê-los: energize vários olhos-de-tigre com sua necessidade de dinheiro e coloque-os ao redor de uma vela verde. Acenda-a e visualize. Também são carregadas para proteger de todas as formas de perigo. Um cabochão em ouro cria um anel ou pingente muito protetor. Regido pelo Sol e possuindo uma faísca de luz dourada, o olho-de-tigre é usado para reforçar convicções e criar coragem e segurança. É uma pedra cálida, promove o fluxo da energia física pelo corpo, é também benéfica para os fracos ou doentes. Sente-se ao ar livre num dia de sol. Segure um olho-de-tigre nas mãos e fixe seu olhar nas faíscas de luz. Acalme sua mente consciente e olhe para o futuro, ou empregue a pedra como instrumento para regressar a vidas passadas.

ÔNIX

Energia: emissora
Planetas: Marte, Saturno
Elemento: Fogo
Divindade: Marte
Pedra associada: diamante
Poderes: proteção, magia defensiva, redução de desejo sexual
Saber e ritual mágico: No passado longínquo, achava-se que a ônix fosse a manifestação de um demônio aprisionado na pedra, que acordava à noite e espalhava terror e pesadelos para quaisquer pessoas no raio de sua influência É empregada para proteção, bem como defesa contra a negatividade conscientemente dirigida a você. Embora tais coisas como "ataque psíquico" ou "feitiço" sejam raras, e freqüentemente só existam na mente da "vítima", a execução de rituais defensivos pode ser psicologicamente purificadora

PEDRA-DA-LUA

Energia: receptora
Planeta: Lua
Elemento: Água
Divindades: Diana, Selene, Ísis, todas as deusas lunares
Pedra associada: cristal de quartzo
Metal associado: prata
Poderes: amor, divinação, sensitividade, sono, jardinagem, proteção, juventude, regimes
Saber e ritual mágico: A pedra-da-lua, um feldspato azul, branco ou rosa opalescente, está intimamente ligada à Lua no saber mágico e de tal forma que muitos a usam de acordo com as fases lunares. Alguns afirmam que é mais potente durante a Lua crescente e menos durante a minguante. Todavia, outros a empregam em rituais divinatórios justamente durante seu aparente desaparecimento
Usos mágicos: Essa pedra é receptora e atrai o amor. Use-a, ou leve-a consigo, para trazer o amor para sua vida. Numa noite de Lua Cheia e à sua luz, ponha cabochões de pedra-da-lua ao redor de uma vela cor-de-rosa, acenda-a e visualize-se num relacionamento amoroso. Também é apreciada pela capacidade de resolver problemas entre enamorados, principalmente aqueles que tenham brigado amargamente. Segurando uma, energize-a com vibrações de amor e a dê a seu parceiro aborrecido. Melhor ainda, compartilhem esse ritual e troquem pedras. Devido a suas associações com a Lua, aquela que traz o sono, muitas vezes é deixada debaixo do travesseiro ou se usam contas na cama para garantir um sono repousante.

PEDRA-DO-SOL

Energia: emissora
Planeta: Sol
Elemento: Fogo
Pedra associada: pedra-da-lua
Metal associado: ouro
Poderes: proteção, energia, saúde, energia sexual
Saber e ritual mágico: Existem pelo menos duas pedras com o nome de pedra-do-sol. Uma é um tipo de quartzo translúcido que possui um matiz ligeiro de laranja. Essa é a pedra-do-sol do Oregon. Antigamente, uma forma de feldspato importado da Índia era conhecido por esse nome. De certa forma, se assemelha a uma opala laranja com uma faísca ardente multicolorida. Essa é a única usada em magia no passado. Na Renascença, essa pedra era freqüentemente associada ao Sol devido a seus tons brilhantes de laranja-dourado. Era incrustada em ouro e usada para trazer as influências do Sol para o mago. Simbolicamente, a pedra-do-sol é ligada à pedra-da-lua.
Uso mágico:A pedra-do-sol, como a maioria das pedras brilhantes e com reflexos, é protetora. Coloque uma de frente para uma vela branca em casa para espalhar as energias protetoras na casa toda. Colocada numa bolsa de ervas curativas, reforça as energias destas.Também é levada para fornecer  energia física extra ao corpo durante tempos de tensão ou de falta de saúde.

SODALITA

Energia: receptora
Planeta: Vênus
Elemento: Água
Poderes: cura, paz, meditação, sabedoria
Usos mágicos: A sodalita é uma pedra de azul profundo com veios brancos. Muitas vezes é confundida com o lápis-lazúli, mas não possui as pintas douradas da pirita de ferro contida nesta última. Na cura, é usada principalmente nas doenças de origem emocional ou causadas pela tensão, nervosismo, raiva ou medo. Use-a ou esfregue-a no corpo para dispersar o medo e a culpa, acalmar a mente, relaxar o corpo e aliviar a tempestade interior. É uma ótima pedra para meditação e, se usada conscienciosamente, promove a sabedoria.

TOPÁZIO

Energia: emissora
Planeta: Sol
Elemento: Fogo
Divindade: Ra
Metal associado: ouro
Pedra associada: olho-de-tigre
Poderes: proteção, cura, perda de peso, dinheiro, amor
Saber e ritual mágico: As pedras que conhecemos por peridoto e olivina no passado distante chamavam-se topázio. Era usado outrora para se conseguir a invisibilidade.
Usos mágicos: O topázio é outra das gemas empregadas com a finalidade de proteção. Considerada específica para inveja, intriga, doença, ferimentos, morte súbita, feitiçaria, magia negativa e loucura. Achava-se que era bastante eficaz quando incrustada em ouro e presa no braço esquerdo. Usada para aliviar a depressão, a raiva, o medo, a avareza, a exaltação e todas as emoções perturbadoras. Deixada em casa, é um amuleto contra fogo e acidentes. Debaixo do travesseiro, ou utilizada ao dormir, o topázio rechaça pesadelos e acaba com o sonambulismo. Empregada também para aliviar as dores do reumatismo e da artrite bem como regular o sistema digestivo. Talvez seja por isso que a pedra é usada para perder peso. Conhecida como "amante de ouro", é usada para trazer riqueza e dinheiro. Combinada com uma quantidade igual de olho-de-tigre, energize-os e coloque-os ao redor de uma vela verde. Queime-a e visualize. Trazer consigo um topázio atrai o amor.

TURMALINA

Energia: várias
Planeta: vários
Elemento: vários
Poderes: amor, amizade, dinheiro, negócios, saúde, paz, energia, coragem, viagem astral
Usos mágicos: A turmalina era desconhecida dos antigos magos e atualmente ainda é pouco usada, embora sua popularidade esteja crescendo. É uma pedra única sob vários aspectos. É transparente quando vista do lado do cristal, opaca de qualquer extremidade. Quando aquecida ou esfregada para criar fricção, polariza-se, ou seja, uma extremidade ficará positiva e atrairá cinzas e partículas minúsculas leves, ficando a outra negativa. É encontrada numa variedade de cores, cada uma com seus atributos mágicos. Alguns cristais possuem dois ou três matizes.


Turmalina rosa: Energia receptora. Planeta Vênus. Elemento Água. A turmalina rosa atrai o amor e a amizade. Use-a para promover a simpatia dos outros.

Turmalina vermelha (rubelita): Energia emissora. Planeta Marte.

Elemento Fogo. A rubelita, ou turmalina vermelha, é usada para trazer energia para o corpo e também em rituais protetores. Promove a coragem e reforça a força de vontade.

Turmalina verde. Energia receptora. Planeta Vênus. Elemento Terra. Essa pedra é usada para atrair dinheiro e sucesso nos negócios. Coloque uma em seu cofrinho ou porta-níqueis. A turmalina verde também estimula a criatividade.

Turmalina azul (indicolita): Energia receptora. Planeta Vênus. Elemento Água. Use-a para livrar-se das tensões, para ter paz e um sono repousante.

Turmalina negra (schorl): Energia receptora. Planeta Saturno. Elemento Terra. Geralmente quebradiça demais para jóias, raramente se encontra à venda. Empregada em centramento e para representar a Terra nos encantamentos relativos a esse elemento. Também é protetora, pois absorve a negatividade quando energizada com esse fim por meio da visualização.

Turmalina melância: Energias emissora e receptora. Planetas Marte e Vênus. Elementos Fogo e Água. A turmalina melância tem o interior vermelho ou rosa cercado de verde, Uma turmalina melância quebrada ou fatiada parece-se muito com a fruta que lhe dá o nome. Usada para equilibrar as energias emissoras e receptoras (masculinas e femininas) dentro do corpo. Também atrai o amor e funciona melhor para esse fim quando usada por pessoas equilibradas.

Quartzo turmalinado: Energia receptora. Planeta Plutão. Use-a ou coloque-a debaixo do travesseiro para promover a projeção astral. Ou obtenha uma bola de quartzo turmalinado e, fixando o olhar nela, acalme a mente e projete seu corpo astral no cristal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Invocação: chamando as energias

Ritual de banimento com Hécate

Magia Prática: Runas das Bruxas!