Escolhendo a Roda do Ano

Como já vimos neste post aqui, A roda do Ano são celebrações dos festivais solares, onde o Deus nasce da Deusa, e segue seu ciclo até sua morte e renascimento.
Em vários grupos pagãos as celebrações podem ser divididas em três diferentes rodas do ano.

A Roda do Norte,  que segue as datas do hemisfério norte, muitos Wiccanos, acreditam que essa seja a roda com maior egrégora por ser a mais antiga, porém isso vai de cada praticante. A Roda do Norte surgiu com a junção dos quatro Sabath maiores, comemorados pelos povos celtas Samhain, Imbolc, Beltane e Lugnasadh, e as quatro estações do ano, algumas pessoas dizem que os Sabath menores foram criados por Gardner.


Já a Roda do Sul, foi criada pela necessidade de algumas pessoas em celebrar os Sabath de acordo com a energia do hemisfério pois, não faria sentido comemoras o verão em pleno inverno aqui no Brasil por exemplo. A simbologia é A MESMA, o que muda são as datas!


Além das duas rodas tradicionais, existe também a Roda Mista, que usa os sabaths maiores pela roda do Norte e os sabaths menores pela roda do Sul. Uma alternativa para quem gostaria mesclar as comemorações.
Resultado de imagem para roda do ano

Algumas considerações:
* Se possível comece a sua roda pelo Samhain, que é o começo e o fim da Roda do Ano;
* Se você não se der bem com uma roda, espere ela terminar (se você começou no Samhain, vai terminar no Samhain. E depois recomece de acordo com a roda escolhida);
* O mais importante é celebrar!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Invocação: chamando as energias

Ritual de banimento com Hécate

Magia Prática: Runas das Bruxas!