A Roda do Ano - Os 8 Sabat do Deus





O que é a Roda do ano?

A Roda do ano é o conjunto de 8 festivais solares que representam, vida morte e renascimento do Deus que é observado através das mudanças que ocorrem na natureza.

A roda do ano pode ser seguida de duas formas, a Roda do Norte que segue as datas do Hemisfério Norte, ou a Roda do Sul, que segue as datas do Hemisfério Sul.
Qual delas você vai seguir, depende de com qual você se adapta melhor. Se você quer seguir um Coven (grupo de bruxos que seguem determinada Tradição) ou um grupo de estudo, todos devem estar em harmonia, então provavelmente vocês seguirão a mesma Roda do Ano.

Samhain: É o ano novo, originalmente celta, e nele da inicio à uma época em que, segundo a cultura pagã, o "véu entre os mundos" se torna mais tênue. Roda do Ano. Nessa data, são lembrados os ancestrais. Essa é uma época de meditação e reflexão, sobre os ciclos da natureza, da vida e da morte. Época de nos conectarmos com a energia dos nossos antepassados e de todos aqueles espíritos e seres que nos auxiliaram em nossa caminhada, pois é  uma época em que, segundo a cultura pagã, o "véu entre os mundos" se torna mais tênue.

Yule: É a época do Solstício de Inverno, quando a Criança do Sol renasce, a qual é uma imagem do retorno de toda nova vida através do amor dos Deuses, o solstício de inverno era a mais antiga festa sazonal e dada sua importância foi sincretizado com as festividades do Natal Cristão.

Imbolc: Também chamado Oilmec e Candlemas ("Candelária"), celebra o despertar da terra e o crescente poder do Sol. A Deusa é venerada em seu aspecto de Virgem da Luz . É a festa da lactação, da bênção aos recém-nascidos, pois a Deusa amamenta o Deus renascido na forma de seu filho.
Ostara:
Agora noite e dia são iguais. Em Ostara o Sol aumenta em poder e a terra começa a florescer. Na época do equinócio de primavera, os poderes da fase de armazenamento do ano são iguais aos da escuridão do inverno e da morte. Para muitos pagãos, o jovem Deus, com seu chamado de caça, mostra o caminho com dança e celebração. Outros dedicam essa época do ano a Eostre, a Deusa anglo-saxã da fertilidade.

Beltane:
Os poderes da luz e da nova vida agora dançam e movem-se através de toda a criação. A Roda continua a girar. A primavera dá lugar à primeira floração plena do Verão e os Pagãos celebram Beltane com a dança da fita, simbolizando o Sagrado Casamento entre Deusa e Deus.

Litha:
Litha ou Solstício de Verão. O Deus em seu aspecto de luz está no auge de seu poder e é coroado como o Senhor da Luz. É uma época de fartura e celebração.

Lammas:
Lammas, também chamado Lughnasadh, é o tempo da colheita do trigo, quando os Pagãos colhem o que plantaram, quando celebram os frutos do mistério da Natureza. Em Lammas, os Pagãos dão graças pela generosidade da Deusa em seu aspecto de Rainha da Terra.

Mabon:
Em Mabon o equinócio de outono dia e noite tornam-se iguais. À medida que as sombras aumentam os Pagãos veem as faces mais sombrias de Deus e Deusa. Para muitos, esse rito honra a velhice e a aproximação do inverno.
Fecha-se o Ciclo
A Roda gira e volta a Samhain.

 **Alguns trechos são retirados do Wikipédia**


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Invocação: chamando as energias

Ritual de banimento com Hécate

Magia Prática: Runas das Bruxas!