Invocação: chamando as energias


O ato da invocação está presente em inúmeras culturas. Orações, cânticos, mantras fazem parte da liturgia de diferentes religiões e são termos utilizados para expressar o ato de invocar. A palavra invocar vem do latim invocare. Este termo pode ser dividido em in, significando para dentro e vocare que expressa a idéia de chamar. Desta maneira, podemos concluir que quando invocamos uma força divina estamos atraindo os poderes e atributos de uma determinada divindade para dentro de nós ou ao nosso mundo.

Todas as religiões do mundo utilizam a oração como tentativa de comunicação com os seus Deuses. A oração é o ato da invocação na prática. A arte da invocação pode ser compreendida como a capacidade de se comunicar com os Deuses, espíritos ou Outro mundo através de uma seqüência de palavras estruturadas de forma poética, repetitiva ou mântrica com a função de pedir auxilio, orientação ou transmitir e compartilhar emoções, pensamentos e sentimentos ao Divino. Uma invocação pode ter a forma de um poema, ladainha, hino ou encantamento. Ela pode ser espontânea ou fazer parte de um conjunto invocatório usado ao longo do tempo e repetido continuamente por um grupo de fiéis. A invocação com o intuito de alterar a realidade através da comunicação com Divino é tão antiga quanto o surgimento da própria vida.

O ato de invocar, assim, representa:

 • A crença de que o ser humano pode se comunicar com o Divino
• A convicção de que o Sagrado é receptivo e interessado em estabelecer comunicação conosco
• A certeza de que orações e invocações podem incutir determinadas atitudes, sentimentos e forças no invocador
• Que a invocação auxilia uma pessoa a focar em um objetivo ou voltar sua atenção ao Sagrado através de uma contemplação espiritual, filosófica e intelectual
• A afirmação de que a invocação possibilita às pessoas uma experiência direta com o Divino
• A crença de que o ato de invocar afeta a realidade ao nosso redor, como a percebemos
• A convicção de que a invocação se torna catalisadora de mudanças não só nas circunstâncias da vida e terceiras partes beneficiadas, mas acima de tudo no Eu possibilitando a evolução em todos os níveis, principalmente espiritual, para o encontro da Totalidade
• A certeza de que aquele que invoca deseja e aprecia que a Divindade interfira para provocar as transformações solicitadas

Texto extraído do Livro “A Arte da Invocação” – Claudiney Pietro

Bem pessoal, durante muito tempo, vocês devem ter ouvido o termo “invocar”. “Vamos invocar os deuses, elementais e guardiões”. Isso significa que vamos chamar essas energias para o circulo ou para a nossas vidas (por meio de orações).


Invocando os elementais:
Invoking: invocar
Banishing: Banir
Air: Ar
Fire: fogo
Water:água
Earth: terra







Norte
Norte é o reino do elemento Terra, no qual residem os poderes da REALIZAÇÃO. A Terra está associada à abundancia, à riqueza e à prosperidade. Sua cor é o verde.

Invocando a Terra
Volte-se para o Norte e com o seu Adíame trace um Pentagrama invocante da Terra enquanto diz:
"Eu invoco os Guardiões das Torres de Observação do Norte.
Poderes da Terra tragam sua força, estabilidade e poderes de concretização
ao meu ritual. Sejam bem-vindos!"

Leste

O Leste é o reino do elemento Ar, no qual residem os poderes da SABEDORIA.
O Ar está associado à mente, ao intelecto e à criação. Sua cor é o amarelo.

Invocando o ar
Volte-se para Leste e com o seu Athame trace um Pentagrama invocante do Ar enquanto diz: "Eu invoco os Guardiões das Torres de Observação do Leste. Poderes do Ar tragam sua inspiração, luz e sabedoria ao meu ritual. Sejam bem-vindos!"

Sul
O Sul é o reino do elemento Fogo, no qual residem os poderes da
MUDANÇA. O Fogo está associado à vontade, à paixão e ao impulso. Sua cor é o vermelho.

Invocando o fogo
Volte-se para o Sul, trace um Pentagrama invocante do Fogo e diga:
"Eu invoco os Guardiões das Torres de Observação do Sul. Poderes do Fogo tragam o seu vigor, dinamismo e coragem ao meu ritual. Sejam bem-vindos!"

Oeste
O Oeste é o reino do elemento Água, no qual residem os poderes da EMOÇÃO. A Água está associada à purificação, à germinação e ao subconsciente.

Invocando a água
Volte-se para o Oeste e, traçando um Pentagrama invocante da Água, diga: "Eu invoco os Guardiões das Torres de Observação do Oeste. Poderes da Água tragam sua fluidez, amor e compaixão ao meu ritual. Sejam bem-vindos!".

Observação: Lembrando que podemos criar nossas próprias invocações com as nossas palavras!


Invocando a Deusa e o Deus:

Invocação à Deusa
Eu invoco você, Deusa, que é a semente que germina na primavera, o campo do verão e as árvores com neve no bosque do inverno.
Deusa dos Dez Mil Nomes.
Sua presença pode ser sentida em tudo, pois sem você nada pode prosseguir e com você tudo é possível.
Venha Grande-Mãe,
Adentre nesse Círculo e me abençoe, pois sou sua criança e retorno a ti no amor.
Invoco você, Senhora, que nos dá as dádivas das canções que surgem do coração, a alegria do pôr-do-sol no outono e o refrescante toque das águas.
Você que é a Incriada e a Criadora, a beleza dos' céus e da Terra.
A Deusa Tripla, Donzela, Mãe e Anciã, plena em suas sagradas faces.
Venha Grande-Mãe,
Adentre nesse Círculo e me abençoe, pois sou sua criança e retorno a ti no amor.
Que a Lua guie meus caminhos e que as estrelas iluminem minha jornada
rumo a Você, Mãe das Mães
Abençoada seja Jóia-Guia, Jóia da noite
Abençoada seja Grande-Mãe do Mundo
Abençoada seja Senhora dos Céus
Abençoada seja Rainha das Estrelas
Abençoada seja em suas múltiplas faces e infinitos nomes.
Venha Grande Mãe,
Adentre nesse Círculo e me abençoe, pois sou sua criança e retorno a ti
no amor.

Invocação ao Deus
Eu invoco o Deus, o filho, o irmão, o amante e consorte da Deusa.
Você que é o Cervo que caminha pela floresta, o mar que recebe as ondas e o sol que aquece a Terra.
Venha Galhudo,
Adentre em meu Círculo de luz e amor e traga sua alegria e jovialidade ao meu rito.
Invoco você, Deus, que conduz a Dança Espiral da vida, morte e renascimento.
Você que é a vida abundante, a morte da colheita no outono e o grão que nasce e cresce.
Venha Galhudo,
Adentre em meu Círculo de luz e amor e traga sua alegria e jovialidade ao meu rito.
Invoco você, Deus, que é o Guardião dos Portões existentes entre a vida e a morte,
O rei do outro mundo.
Venha Galhudo,
Adentre em meu Círculo de luz e amor e traga sua alegria e jovialidade ao meu rito.
Traga sua força, esperança e paz,
Pois tudo o que você é vem da Grande-Mãe, que é a Mãe de tudo.
Venha Galhudo,
Adentre em meu Círculo de luz e amor e traga sua alegria e jovialidade ao meu rito.

Cânticos aos Deuses: Cantar também é uma forma de invocação


Mãe antiga
Mãe Antiga, ouço o teu chamado
Mãe Antiga, ouço tua canção
Mãe Antiga, ouço o teu riso
Mãe Antiga, provo tuas lágrimas
Isis, Astarte, Diana
Hécate, Demetér, Kali,
Inanna,

Mãe, eu te sinto
Mãe eu te sinto sob os meus pés
O teu coração eu posso escutar
Mãe eu te sinto sob os meus pés
O teu coração eu posso escutar
Heya Heya Heya
Ya Heya Heya Ho
Heya Heya Heya
Heya Heya Ho

Eu sou o círculo
Eu sou o Círculo e nele você me cura
Você é o Círculo e nele eu te curo
Unidos no Círculo somos um
Unidos no Círculo somos um

Banindo as Energias:


Norte
Volte-se ao Norte e com o seu Athame trace um Pentagrama evanescente da Terra e diga:
"Eu agradeço aos Guardiões das Torres de Observação do Norte, Poderes da Terra, por terem trazido sua força, estabilidade e poderes de concretização ao meu ritual. Sigam em paz!"
Leste
Volte-se para Leste e com o seu Athame trace um Pentagrama evanescente do
Ar enquanto diz:
"Eu agradeço aos Guardiões das Torres de Observação do Leste,
Poderes do Ar, por terem trazido sua inspiração, luz e sabedoria
ao meu ritual. Sigam em paz
Sul
Volte-se para o Sul e trace um Pentagrama evanescente do Fogo e diga:
"Eu agradeço aos Guardiões das Torres de Observação do Sul, Poderes do Fogo, por terem trazido seu vigor, dinamismo e coragem ao meu ritual. Sigam em paz!"
Oeste
Volte-se ao Oeste e, traçando um Pentagrama evanescente da Água, diga:
"Eu agradeço aos Guardiões das Torres de Observação do Oeste, Poderes da Água, por terem trazido sua fluidez, amor e compaixão ao meu ritual. Sigam em paz!"

Volte-se ao norte novamente e agradeça à Deusa e ao Deus com palavras semelhantes a estas:
"Deusa e Deus, Senhora e Senhor
Agradecemos por suas bênçãos, por seu poder, por seu Círculo.
Sigam em Paz!"


Retirado do livro ABC da Bruxaria – Claudiney Pietro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ritual de banimento com Hécate

Magia Prática: Runas das Bruxas!